quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PESQUISA MUSICAL DO ESPETÁCULO

Como já descrevi no tópico O INÍCIO, em um primeiro momento as músicas foram escolhidas ao acaso e serviram como base para inspiração do texto: Amor de filho. Em um segundo momento, a curiosidade sobre a história de seus compositores e das próprias obras. 

Segue uma síntese do resultado da pesquisa dos cinco músicos compositores escolhidos e seus respectivos períodos:


Período Barroco.
música barroca é toda música ocidental correlacionada com a época cultural homônima na Europa, que vai desde 1600, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.
Músicas geralmente exuberantes tem como principais características: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves.


"OBRAS: Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. Sendo as mais conhecidas: As Quatro Estações. São quatro concertos para violino e orquestra."
 "Tinha a alcunha de: IL PRETE ROSSO. Por ser um sacerdote de cabelos ruivos, característica genética da família Vivaldi, renderam ao compositor o apelido de "padre vermelho" - ("o padre ruivo")."
"Apesar do seu estatuto de sacerdote, é suposto ter tido vários casos amorosos, um dos quais com uma de suas alunas, a cantora Anna Giraud."
"Durante quatro décadas (de 1704 até sua morte), Vivaldi realizou-se como mestre e diretor instrumental no Ospedale della Pietà (orfanato de moças). Ele dedicou-se ao magistério mesmo sendo muito mal remunerado. A paixão pela música ofuscava a questão financeira."
 "Críticas:O músico Igor Steanvinsky afirmou em tom provocativo que Vivaldi não teria escrito centenas de concertos mas um único, repetido centenas de vezes."
"Vivaldi, tal como muitos outros compositores da época, terminou sua vida em pobreza. Foi-lhe dada sepultura anônima de pobre."
"Igualmente desafortunada, sua música viria a cair na obscuridade até aos anos de 1939 quando da ressurreição de seu trabalho graças aos esforços de Alfredo Casella, que organizou a agora histórica Semana Vivaldi."

    "OBRAS: O número exato de suas obras é desconhecido, mas o catálogo BMW  assinala mais de mil composições, entre elas inúmeras peças com vários movimentos e para extenso conjunto de executantes. A vastidão de sua Obra fica ainda mais óbvia quando se sabe que possivelmente metade dela se perdeu ao longo do tempo."
    "Estando com apenas nove anos perdeu a mãe e, meses depois, o pai, depois de ter já perdido dois irmãos. Órfão, foi entregue aos cuidados de seu irmão mais velho."
    "Conta-se que certa vez, antes de completar 13 anos, ele pediu um livro emprestado ao seu irmão mais velho, Johann Christoph. Como este lhe negou, habilmente o menino encontrou uma solução para resolver o problema. Assim, todas as noites após irem se deitar, ele pegava o livro de música e varava madrugadas estudando. Como não podia acender velas para não chamar a atenção do irmão, por muito tempo estudou tendo como única claridade a luz da lua."
    "Esse costume de transcrever obras na escuridão, perdurou por toda sua vida. Um esforço que certamente contribuiu para a sua completa cegueira."
    "Bach foi um dos primeiros músicos a colocar mulheres no coro.Uma dessas mulheres foi uma de suas esposas, isso fez com que muitas pessoas na igreja se revoltassem com essa sua atitude. Isso causou muitos transtornos burocráticos e consequentemente, seu emprego."
    "Bach como compositor teve pouco reconhecimento em vida. Era tido por todos como um virtuoso do órgão, talvez o melhor de que se tinha notícia. Como compositor, porém, era considerado antiquado e sem criatividade."
    "Em 1749, com 64 anos de idade,  logo ficou cego.Tentou operar-se sem sucesso por duas vezes com o médico charlatão itinerante John Taylor,"



    Período Clássico

    Período clássico é o período da música erudita ocidental entre 1730 a 1820, caracterizada pela claridade, simetria e equilíbrio. 
    Os compositores clássicos acreditavam que a música deveria ter uma forma polida e galante, só desejavam expressar emoções de uma maneira refinada e educada. Suas obras são cheias de brilhantismo e vivacidade.


    • Wolfgang Amadeus Mozart -1756 a 1791 – foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico.  
    "Sua produção é enorme, multifacetada e aqui só pode ser abordada sumariamente em seus gêneros principais, incluindo cerca de vinte óperas, dezessete missas, um réquiem, 29 concertos para piano, vários concertos para instrumentos diversos, 27 quartetos e seis quintetos de cordas, 41 sinfonias e grande número de composições menores em várias formações, num total que ultrapassa as 600 obras. O Catálogo Kôchel acusa 630 peças, mas ocasionalmente outras têm sido redescobertas."
    "Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza da Europa, maravilhando a todos com seu talento precoce."
    "Mozart tinha o habito de ficar trocando o seu de nome. O que acabou confundido até os historiadores. Uns dizem que ele foi batizado como Johannes Chrysostomus Wolfgang Gottlieb Mozart e outros já afirmam que no lugar de "Gottlieb" era "Theophilus" e de "Wolfgang" era "Wolfgangus". Na verdade, "Theophilus" é a tradução em latim de "Gottlieb" e "Wolfgang" é a versão abreviada de "Wolfgangus", nome de seu avó materno. Mais tarde, seu pai retirou o "Johannes Chrysostomus" e o próprio Mozart, após sua passagem pela Itália, trocou o "Gottlieb" ou "Theophilus" por "Amadeus" que ainda pode ser encontrado na versão italiana como "Amadeo".
    "Leopold, seu pai, ocupou um lugar central na vida de Mozart, sendo seu secretário, professor, colaborador, empresário, relações-públicas e seu maior incentivador, planejando meticulosamente os roteiros, explorando cada contato em prol das vantagens que pudessem trazer, e organizando todas as apresentações do filho, incluindo a divulgação sensacionalista de seu gênio. Leopold exercia forte pressão sobre Mozart no sentido de tentar incutir nele um senso de responsabilidade e profissionalismo, e durante um bom tempo foi seu maior conselheiro estético."
    "Com o passar dos anos Mozart aprendeu a ignorar as frequentes censuras do pai a seu comportamento e escolhas, mas sobrevivem cartas de Leopold em que fica clara sua raiva e decepção impotentes, e cartas de Mozart em que ele, entre a culpa e a impaciência, se esforça por justificar-se e assegurar que sabia o que fazia."
    "Inquieto e, ao mesmo tempo, melancólico, o compositor sempre estava em busca do autoconhecimento. Assim, ele foi para a maçonaria. Em 1784, ele entrou para a ordem como aprendiz e no ano seguinte já era mestre. A adesão foi engajada, como comprova uma série de suas obras de inspiração maçônica, que datam desta época. Inclusive os caçadores de enigmas, até hoje, acreditam que há várias mensagens maçônicas nas sinfonias de Mozart."
    "Nos últimos dias de sua vida, ficou muito doente. Morreu aos 34 anos. A causa mortis foi diagnosticada como febre miliar aguda. Mozart  foi enterrado com discrição em uma vala comum no cemitério da Igreja de São Marx, nos arredores de Viena, sem ninguém a acompanhá-lo. Não foi erguida nenhuma lápide e o local exato da tumba é até hoje desconhecido."
     "Há muitas lendas em torno da encomenda de um Réquiem feita a Mozart, próximo de sua morte. (Réquiem são composições feitas para funerais em honra aos mortos). Em Amadeus, filme de Milos Forman que retrata a vida do músico, a versão contada é a de que Antonio Salieri (compositor rival que foi acusado de ter envenenado o gênio Mozart por ciúme), sorrateiramente pediu a obra. Mas segundo os biógrafos do compositor, a missa fúnebre fora encomendada pelo conde Von Walsegg-Stuppach, que desejava homenagear a memória da esposa."

    • Ludwig van Beethoven -1770? A 1827 – foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo.
    "Seu sobrenome Beetthoven significava horta de beterrabas."
    "Foi-lhe diagnosticado, por volta de 1796, tinha Ludwig os seus 26 anos de idade, a congestão dos centros auditivos internos, o que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões."
    "Consultou vários médicos, inclusive o médico da corte de Viena. Fez curativos, realizou balneoterapia, usou cornetas acústicas, mudou de ares; mas os seus ouvidos permaneciam arrolhados. Desesperado, entrou em profunda crise depressiva e pensou em suicidar-se."
    "Embora tenha feito muitas tentativas para se tratar, durante os anos seguintes, a doença continuou a progredir e, aos 46 anos de idade, estava praticamente surdo."
    "Ao morrer, a 26 de março de 1827, estava a trabalhar numa nova sinfonia, assim como projectava escrever um Requiem. No funeral 20.000 cidadãos vienenses enfileiraram-se nas ruas para despedir de Beethoven, Depois de uma missa de réquiem na igreja da Santíssima Trindade (Dreifaltigkeitskirche), Beethoven foi enterrado no cemitério Währing, a noroeste de Viena. Seus restos mortais foram exumados para estudo, em 1862, sendo transferidos em 1888 para o cemitério Central de Viena."
    "Há controvérsias sobre a causa da morte de Beethoven, sendo citados cirrose alcoólica, sifilis, hepatite infecciosa, envenenamento, sarcoidose e doença de Whipple.   Amigos e visitantes, antes e após a sua morte haviam cortado cachos de seus cabelos, alguns dos quais foram preservadas e submetidos a análises adicionais, assim como fragmentos do crânio removido durante a exumação em 1862. Algumas dessas análises têm levado a afirmações controversas de que Beethoven foi acidentalmente levado à morte por envenenamento devido a doses excessivas de chumbo à base de tratamentos administrados sob as instruções do seu médico."

    "Beethoven compôs 138 obras catalogadas oficialmente, ou seja, que possuem número de opus, as quais foram publicadas durante sua vida e quase todas numeradas por ele mesmo, e 205 outras obras sem número de opus, que incluem obras transcritas para outros instrumentos, inacabadas, ou apenas descobertas após sua morte."


    Período Romântico

     A Era Romântica é um período da história da música que se convenciona classificar entre o ano de 1815 até 1910. Designa ainda qualquer música escrita durante esse período e que se enquadra dentro das normas estéticas do Período Romântico ( neo-romantismo).

    Os compositores românticos achavam o estilo de música do Classicismo artificial. Sentiam que a música poderia ser fantasiosa e emocional, com a imaginação fornecendo os meios e o sentimento expressando o estado de espírito. 
    O Período Romântico reflete as mudanças filosóficas e culturais desse período onde emoções ganharam muita importância. A música passou a ter uma qualidade narrativa em sua expressão a partir de um enfoque nas melodias e temas.  Desenvolveu-se em forma  através da codificação de alguns formatos como a sonata.

    • Franz Shumbert -1797 a 1828 -  foi um compositor austríaco do fim da era clássica, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo. 
    "Escreveu cerca de seiscentas canções."
    "Não houve grande reconhecimento público da sua obra durante sua curta vida; teve sempre dificuldade em assegurar um emprego permanente, vivendo muitas vezes à custa de amigos e do trabalho que o pai lhe dava."
    "Sofria desífilis desde 1822. Teria morrido de febre tifóide, ainda que vários biógrafos apresentem outras possíveis doenças. Morreu na casa do seu irmão Ferdinand, em Viena, com 31 anos de idade. A sua sepultura jaz no cemitério de Währinger, perto da de Ludwig Van Beethoven, compositor que venerou em vida."
    "É de autoria de Schubert uma das mais famosas músicas sobre o texto da oração da "Ave Maria". Alguns a colocam, ao lado da de Gounod, como uma das mais profundas e elevadas músicas escritas em honra ao Senhor."


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Sua opinião/sugestão é muito importante para nós. Obrigado por enriquecer este Blog, que tenta fazer o melhor para você.

      Blog Amor de Filho..